Sábado, 01 de Agosto de 2015 - 10:42:34

Testes comparativos, entre diferentes tipos de pneus agrícolas, demonstram que a tecnologia pode proporcionar economia e reduzir a compactação de solo em até 45%

Em tempos onde o preço dos combustíveis tem se apresentado como um dos mais caros insumos para a produção agrícola, a tecnologia se oferece como aliada do produtor rural. Testes comparativos, realizados entre diferentes tipos de pneus agrícolas, demonstram que a utilização de produtos adequados pode proporcionar economia de até 30% no consumo de combustível e 45% na compactação do solo.

Uma demonstração técnica, para apresentação desses dados, foi realizada em Ponta Grossa, recentemente, e reuniu cerca de 120 produtores rurais da região. O trabalho foi realizado pela Tratorcase, em parceria com a Michelin, empresa que referência interacional em tecnologia de pneus.

Na oportunidade, foi demonstrada a superioridade da tecnologia dos pneus agrícolas radiais, frente aos pneus diagonais. Também foi realizado um comparativo entre os pneus de tecnologia radial Michelin e a Ultraflex, que também está disponível ao mercado brasileiro. Os testes foram realizados na Fazenda Santa Maria, em Ponta Grossa, e causaram grande surpresa entre os presentes.

O produtor rural Cássio de Oliveira Kossatz ressaltou as grandes vantagens que os pneus radiais podem trazer a qualquer tipo de lavoura. “No meu ponto de vista, os ganhos são muito significativos, principalmente no que diz respeito à melhor tração, menor compactação do solo e maior vida útil para os pneus. Fiquei surpreso com a tecnologia e o tanto que ela pode significar de ganho para a propriedade, seja no aspecto técnico e também na economia de combustível”, destacou.